08/03/2008

Extra! Extra!

Interrompo a saga do Souq para dar notícias da actividade na obra.

Uma vez que sou uma das responsáveis da Segurança na obra, sei que o meu trabalho não vai bem quando: o chefe da minha equipa de segurança cai do primeiro andar de uma construção enquanto monta guarda-corpos!

É um pássaro? Um avião? O Super-Homem? É um saco de plástico!? Não!! É o Youssef!!!

Acho que sinto o trauma a chegar...

02/03/2008

Souq: The Trilogy. Episode 2

A primeira incursão no Souq, para quem comtempla 9 meses de permanência, é sempre infrutífera para as compras. Muita coisa para escolher, muita coisa ainda por ver e muita incerteza no que se paga. Assim sendo, é necessário uma nova tentativa. Ganha-se fôlego e lá vamos nós outravez. Para inspiração, começámos por um almoço ligeiro no Café Bouganvillea. Charmoso e côr-de-rosa. Vá.. fucsia.


Esplanada do Café Bouganvillea


Foi durante o almoço que descobri um novo tipo de casal de turistas. Há o casal de namorados, o casal recém-casado, o casal, os grupos de casais, o casal com os filhos, os grupos de casais com os filhos e.. tcha nan.. o casal de gays. De homens ou mulheres, tanto faz. Vinda de uma terra de muito turismo, não percebo muito bem como é que este pormenor me escapou. Enfim.. também não há nada que saber. Chegam e sentam-se no café ou restaurante como todos os outros casais, transpiram a mesma intimidade, exalam a mesma cadência rotineira.

O interessante, para mim, é ver casais gay em Marrakech mais naturalmente do que em Lisboa. Será porque andam mais camuflados, em Lisboa, pelas nuances e pela velocidade próprias de cidades ocidentais. Ou sou eu que vivo longe das esferas com maior densidade homossexual? Será talvez porque longe da vista da sociedade, mais perto do seu coração? Num país estrangeiro, ninguém conhece ninguém. É um verdadeiro casual friday de uma ou duas semanas. Mas, afinal os gays já não sairam todos do armário?!

Num país em que é crime ser-se homossexual, o dinheiro do turismo abençoa, uma vez mais, os contrastes culturais, não existe islamismo tradicional à vista e os costumes e tradições são só para o inglês ver.